5 Habilidades que o Síndico precisa ter

Conhecimento de finanças e legislação
A gestão eficiente passa pelo alto nível de informação e conhecimento do síndico. Ele deve conhecer bem como funciona um fluxo de caixa, como organizar finanças, contas a pagar e receber, pagamentos a funcionários, entre outras atividades.

Facilidade em lidar com pessoas
O mais comum é na intermediação de conflitos entre moradores. Também é importante resolver questões entre funcionários e moradores. Ouvir os dois lados e encontrar soluções que sejam justas requer essa habilidade bem afiada.

Capacidade de avaliar serviços
O síndico é o responsável por manter a qualidade dos serviços prestados aos condôminos. E saber avaliar os serviços é essencial para que os moradores saibam se as taxas estão sendo usadas com inteligência.

Iniciativa na gestão
Todo síndico é um pouco empreendedor. Ele precisa ter capacidade de tomar decisões, antecipar problemas, propor soluções e mudanças, sempre pensando na melhoria do condomínio.

Planejamento e organização

Todas as habilidades anteriores dependem destas duas: planejamento e organização. Quando um síndico tem visão de 360 graus, ele enxerga as necessidades e antecipa problemas. Isso só é possível se ele tiver essas duas habilidades. Afinal, como saber se é possível gastar com manutenção se as contas não estão em dia? Ou desconhecer escalas de trabalho e reservas de áreas comuns? Síndico de sucesso é organizado e sabe planejar.